Account Login

Login in to your account

Blog

Os benefícios do suco de laranja associado à prática de exercício físico.

Os benefícios do suco de laranja associado à prática de exercício físico

O suco de laranja é um alimento rico em flavonóides que são substâncias que podem diminuir o LDL -colesterol ruim- e aumentar o HDL -colesterol bom-, também possui uma grande quantidade de vitaminas C e carboidratos. Recentemente foi concluído um trabalho com exercício físico associado à ingestão de suco de laranja, na Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Dep. de Alimentos e Nutrição - UNESP- Araraquara-SP, onde foi detectado que mulheres que ingeriram 500mL de suco de laranja (pré-exercício) associado a uma caminhada moderada a intensa tiveram menor concentração de ácido lático no sangue 37% comparado com o grupo que não ingeriu o suco de laranja, ou seja, este grupo que reduziu esta concentração apresentou menor fadiga corporal devido exclusivamente a ingestão do suco de laranja.

Este resultado foi observado na última avaliação depois de 90 dias de ingestão de 500 mL de suco de laranja/dia e exercício aeróbio de 50 minutos, 3 vezes na semana. Estas mulheres também tiveram um aumento de 18% no colesterol de HDL, na ingestão de vitamina C e no folato e uma redução de 15% no LDL. Estes resultados indicam que o suco de laranja associado ao exercício pode também ser um potente alimento para prevenir as doenças cardiovasculares.

Quando falamos de atletas ou adeptos freqüentes de atividade física ou exercícios intensos, estes necessitam repor a energia e o líquido perdido durante a prática do exercício e poupar as proteínas corporais, então o suco de laranja pode ser um excelente recurso ergogênico para melhorar o desempenho da atividade física, ou seja, fornecer carboidratos para o corpo transformar em energia ou estocar na forma de glicogênio (energia para o trabalho muscular), portanto o suco de laranja pode ser um repositor energético e re-hidratante corporal após uma prática de exercício físico. Outro benefício importante que devemos ressaltar é que durante o exercício nós produzimos radicais livres e perdemos água e sais minerais, o suco de laranja é rico em vitamina C, que é considerada uma vitamina antioxidante, esta vitamina tem o potencial de varrer os radicais livres produzidos pelo exercício para fora de nosso corpo. Concluímos, então, que o suco de laranja associado ao exercício físico tem vários benefícios para a saúde cardiovascular e para o desempenho físico ou performance.

Fonte da matéria: Site ativo.com | Por Profa. Dra. Nancy Preising Bonifácio, que assina este artigo, é Graduada em Educação Física pela Universidade do ABC (FEC) - São Caetano do Sul (SP). Mestre em Alimentos e Nutrição, Área da Saúde e Atividade Física - Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP - Campus de Araraquara (SP)

  • 01 Comentário

  • Fevereiro 18, 2013Júlio César disse:

    Além de saborosa, a laranja é pura vitamina.

faça seu comentário:

Os comentários serão moderados. Aguarde a publicação.