Blog
Blog

Femup - O Festival da Cidade Poesia

Data Criação: quarta, 29 de julho de 2020 às 09:00    

Como vocês já sabem, a Suco Prat´s fica na cidade de Paranavaí, região noroeste do Paraná, o que vocês não sabem é que ela é conhecida como Cidade Poesia. Berço de muitos artistas, Paranavaí é responsável pelo FEMUP – Festival de Música e Poesia, que este ano realiza sua 55º edição.

As inscrições para este ano estão abertas e seguem até o dia 03 de agosto, e já conta com mais de 650 inscrições recebidas. Batemos um papo com a Rosi Sanga, Diretora Geral da Fundação Cultural, que além de uma grande artista é apaixonada pelo Festival. Assim, podemos conhecer mais sobre o FEMUP, confira toda a história:

O Festival é parte integrante do calendário de atividades culturais do estado do Paraná e nacionalmente reconhecido pela diversidade de atrações que compõem sua grade de programação. Patrimônio Cultural de nossa Cidade Poesia começou em 1966, iniciativa do professor Gomes da Silva que promoveu o primeiro Curso de Oratória e Liderança de Paranavaí, para alunos do Curso Clássico e entusiasmados os alunos pensaram em fazer uma “noite de arte”, envolvendo declamação, poesia e música. Levaram a ideia ao professor Gomes. Ele gostou. Mas aconselhou o nome de “festival” – sugeria festa, alegria – E disse: “Vamos chamar de 1º FESTIVAL DE MÚSICA E POESIA, pois poderá continuar”. E assim foi. Em 1968, o 3º Festival de Música e Poesia de Paranavaí, ganhou um companheiro, o 1º Concurso Literário de Contos. Então o FEMUP passou a se chamar Festival de Música e Poesia de Paranavaí e Concurso Literário de Contos.

Em 1973, por iniciativa dos organizadores da época, o FEMUP ganhou força nova com a introdução do concurso de música popular. A partir de 2001 o festival passou a contar com a fase regional, que resgatou, de uma certa forma, o público em geral e passou a interagir muito mais com os artistas das várias cidades da microrregião Noroeste. Em 2007 o Festival inseriu em sua grade a Leitura Dramatizada do Contos, que ocorrem nas tardes dos dois dias do evento e reúne os autores presentes para uma interação com o público, enquanto atores da cidade interpretam os contos premiados no Festival.

Em 2011 surgiu o FEMUPINHO em parceria com as Escolas de ensino fundamental do município. Em 2018 se permitiu a música instrumental na categoria música. A partir de 2018 as noites do Festival passaram a ocorrer ao ar livre e em 2019 passou a ser realizado na Praça dos Pioneiros e teve seu recorde de público com mais de 5.000 pessoas. Em 2019, o festival recebeu 1.118 inscrições, e a cada ano o número aumenta.

Fica aqui o convite para você artista se inscrever e concorrer a prêmios em dinheiro, além da famosa "Barriguda", troféu entregue aos selecionados no festival. O regulamento e as fichas de inscrição estão neste link.

Fotos: Fundação Cultural de Paranavaí

 

 

 
Últimos Posts : Ver Todos os Posts
Posts Mais Visitados:
Meses:
Categorias: