Os Pratinha não estão nesse negócio por acaso. Donos da Agro Pratinha, eles são os principais produtores de laranja do Paraná e possuem também um dos maiores viveiros de mudas de plantas cítricas do estado. No início da década de 1980, não hesitaram em migrar de uma importante região citrícola paulista, atraídos pela oportunidade que despontava no noroeste paranaense, assim que o governo estadual e a iniciativa privada começaram a incentivar o plantio de pomares de laranjas como mais uma opção de renda para os produtores. Trouxeram seu conhecimento como viveiristas e, em poucos anos, passaram também a produzir laranjas. Hoje, além da Suco Prat’s, são sócios majoritários da Citri, uma das duas indústrias de suco concentrado com sede em Paranavaí. Tudo isso sem contar a tradição que mantêm como fornecedores as laranjas, tangerinas e limões in natura, suprindo a um amplo mercado.
O gerente de qualidade da Suco Prat’s, engenheiro Eduardo Vidote, comenta que quando o
consumidor
vai ao supermercado e adquire o produto da empresa, não está levando para casa um suco de
laranja
comum. "É o resultado de um trabalho que foi planejado e começou muitos anos antes, dentro
da
própria companhia, com a utilização de altas tecnologias na produção da muda, no plantio,
nos
cuidados com o pomar e no processamento dos frutos em uma indústria moderna, que se preocupa
em
oferecer a melhor qualidade", explica.
O céu é o limite para a Suco Prat’s. Fundada há apenas cinco anos,
a indústria sediada em Paranavaí (PR) exibe números robustos de um crescimento veloz, que já fazem dela a líder no mercado brasileiro em suco de laranja pronto para o consumo. Para preservar suas estratégias, a empresa não revela dados sobre a produção, mas o suco de laranja - o primeiro de um portfólio que inclui, também, as versões uva, limão e mais recentemente, goiaba, já pode ser encontrado em diversos pontos de vendas espalhados em dez estados, onde a logística é feita por nossas Distribuidoras Autorizadas que somam 62 empresas que mobilizam 480 profissionais e uma frota de 240 veículos.
Apresentado aos consumidores em embalagens plásticas transparentes nos tamanhos 330ml, 900ml e 4 litros e com um bocal mais largo em comparação aos similares, o suco tem sido um estrondoso sucesso de vendas desde quando a família Pratinha, proprietária da indústria, ensaiou um projeto piloto num pequeno barracão em Maringá, em 2012. A boa aceitação confirmou as expectativas da família que, já no ano seguinte, inaugurou a moderna planta de 8.000 metros quadrados ao lado da BR-376, em Paranavaí, onde já operava uma estrutura para o preparo de laranjas que são comercializadas in natura. Atualmente, a unidade conta com 160 funcionários.
• Sede: Paranavaí (PR).
• Viveiro de Mudas (capacidade instalada para 2 milhões de mudas/ano, de laranja, tangerinas
e
limões).
• Produção de laranjas (3.708 hectares na região de Paranavaí). Previsão de colheita Safra
2017/18: 4,171 milhões de caixas de 40,8 quilos.
• Citri Agroindustrial (unidade de produção de suco, destinado ao mercado externo).
• Suco Prat’s (indústria de suco de laranja e outros sabores, pronto para beber).
• Packing house, para comercialização de laranjas, tangerinas e limões in natura.