Blog
Blog

18 de Maio — Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Data Criação: segunda, 18 de maio de 2020 às 15:00    

Nós procuramos sempre trazer boas notícias por aqui, mas hoje vamos falar de um assunto muito importante. Como vocês já sabem, em 2019 a Prat´s foi reconhecida pela Fundação Abrinq como Empresa Amiga da criança, pelo engajamento e compromissos assumidos pelos Direitos da Criança e do Adolescente. O selo é consequência do trabalho desenvolvido na sociedade em benefício desse público, além da luta diária pelo combate ao trabalho infantil.

Hoje, 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Data instituída em 1973, quando uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada, em Vitória (ES). Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado, e os seus agressores nunca foram punidos. A data se tornou o dia oficial para que a população brasileira se una e se manifeste contra este tipo de violência.

De acordo com dados publicados pela Fundação Abrinq, em 2018 mais de 13 mil denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes foram registradas no Disque 100. Ou seja, são 35 denúncias por dia, no entanto, o número pode ser bem maior quando considerado que muitos casos permanecem em segredo.

A Fundação Abrinq criou a campanha Pode Ser Abuso, que surgiu para quebrar este silêncio! Com uma forte mobilização nas redes sociais e na mídia, a campanha sensibiliza a população para o tema e suas consequências, que são inúmeras, comprometendo o desenvolvimento das crianças e adolescentes. São consequências físicas, psicológicas e sociais. O abuso sexual infantil pode estar mais próximo do que você imagina!

Todos somos responsáveis por quebrar o silêncio e mudar essa realidade. Abuso sexual é crime e deve ser denunciado.

Disque 100, denuncie!

Conheça os canais de denuncia no link: http://www.podeserabuso.org.br/canais-de-denuncia/

 

Aulas de música na pandemia

Data Criação: sexta, 15 de maio de 2020 às 10:55    

Durante alguns dias da semana, a Escola Municipal Armando João Bateloqui, de Guairaçá, interior do Paraná, tinha um som diferente que ecoava das salas de música para todo o pátio. Alunos de cordas, percussão, bateria, teclas, flauta e educação musical, criavam uma melodia inconfundível, que trazia orgulho para os professores e pais. O Projeto Musical Prat´s foi criado em 2019, em parceria com a Prefeitura Municipal de Guairaçá, e hoje atende cerca de 120 alunos.

Com a chegada da pandemia do novo Coronavírus, as aulas de todo o país foram suspensas por tempo indeterminado, uma medida adotada em vários lugares do mundo para evitar a contaminação de mais pessoas. Sabendo que grande parte das famílias estão em casa, principalmente as crianças e adolescentes, nos organizamos para iniciar as aulas online.

Muitos alunos receberam em casa o instrumento musical pertencente ao projeto, para que possam participar das aulas. Após um período será realizado um revezamento, dando oportunidade para outros alunos terem acesso ao instrumento, com todos os cuidados necessários. Os professores farão a higienização de todo o material antes de passar a outros alunos, conforme orientações dos órgãos de saúde.

Semanalmente serão disponibilizados vídeos de aulas com exercícios para cada modalidade, de acordo com o instrumento que o aluno toca. O conteúdo é entregue aos pais por meio de um aplicativo de mensagens, onde grupos foram criados para o período de isolamento social, desta forma os alunos podem tirar dúvidas direto com os professores.

A iniciativa foi pensada para que os alunos possam praticar com os instrumentos e assim não esquecer tudo o que aprenderam durante as aulas. A intenção é não perder o ritmo, desta forma quando retornarmos as aulas presenciais tudo será mais tranquilo para os alunos, além disso mantemos o vínculo da família com o projeto. Neste momento de isolamento social, a música e a educação aproxima as pessoas e prepara todos nós para quando tudo isso passar. Enquanto isso, se puder fique em casa!

 

Quase 90 mil sucos doados

Data Criação: quarta, 13 de maio de 2020 às 15:00    

A ação Juntos contra o CoronaVírus - Doação aos Asilos, consiste basicamente em poder contribuir neste momento com as instituições que cuidam de idosos em diversas cidades do Brasil. Uma das alternativas para conter a proliferação do novo CoronaVírus é o isolamento social, com isso, nossos idosos que moram nestas instituições estão sem receber a visita de familiares. 

Assim pensamos nesta ação, que consiste na entrega do produto Suco Prat's, sem nenhum custo para os distribuidores e nem para as instituições que irão receber, para minimizar este momento, trazendo mais sabor à rotina dos idosos. A entrega é realizada pelo distribuidor ao responsável da instituição, seguindo todas as medidas preventivas contra o CoronaVírus, orientadas pela OMS e pelo Ministério da Saúde. 

Neste momento já foram entregues quase 90 mil sucos de laranja em todo o Brasil. São cerca de 70 distribuidoras espalhadas pelos estados brasileiros. Aos poucos vamos apresentando as ações que já realizamos e como nós estamos nos preparando para os próximos momentos, inclusive para a pós-pandemia, que esperamos ser breve.

E você se puder fique em casa!

 

Prat´s faz doações de embalagens para álcool

Data Criação: segunda, 11 de maio de 2020 às 10:00    

Vivemos um dos momentos mais delicados da história da humanidade. Economia e saúde seguem uma linha tênue, que preocupa governo, empresários e a sociedade como um todo. As empresas procuram manter a calma buscando formas de sobreviver a este momento onde todos atravessam um grande desafio. É preciso união, pois a crise existe e não irá atingir apenas alguns, chegará a todos de formas e em tempos diferentes, mas afetando toda a sociedade brasileira.

A Santa Casa de Paranavaí é o hospital referência na região noroeste do Paraná para cerca de 280 mil pessoas, não só pela localidade, mas pelas especialidades. E neste momento de pandemia está atendendo pessoas infectadas pela Covid-19 em uma ala própria com enfermaria e UTI. Com o aumento dos números de infectados na região, sabemos que todos os cuidados orientados pelos órgãos de saúde devem ser seguidos, o isolamento social é uma realidade necessária para cuidarmos de nós e protegermos quem amamos, desta forma não criaremos um colapso no sistema de saúde.

Diante das necessidades, a Prat´s busca fazer sua parte, apoiando algumas instituições neste momento adverso. Para a Santa Casa foi realizada uma doação de máscaras e luvas cirúrgicas, além de itens para equipamentos médicos. Para a Coopcana, Usina Santa Teresinha, UniFatecie – Centro Universitário, Hospital das Clínicas de Curitiba e Hospital das Clínicas de Jandaia do Sul, foram entregues cerca de 17.000 embalagens para álcool.

Estamos focados em colaborar com a prevenção e o combate ao novo Coronavírus, por isso nosso pedido é que se puder, fique em casa. Esperamos que em breve tudo isso passe e faça parte apenas de uma parte da história do mundo.

 

É hora de cuidarmos do que realmente importa!

Data Criação: quarta, 06 de maio de 2020 às 10:00    

A pandemia do Coronavírus está afetando a saúde das pessoas que amamos, das empresas e da sociedade em geral. Sabemos que nosso suco pode colaborar com estes tempos difíceis, por isso nossa intenção é levar sabor para quem está em isolamento nos ILPIs - Instituições de Longa Permanência de Idosos, como asilos e casas de repouso, de várias cidades do Brasil. 

Muitas empresas estão se dispondo a ajudar e nós queremos fazer a nossa parte, porque somente juntos, conseguiremos fazer a diferença na vida de muitas pessoas. O que nos deixa extremamente felizes, é perceber que diante desta pandemia podemos vislumbrar muitas ações de gentileza e solidariedade, esse é o Brasil que queremos. Por isso, nossas distribuidoras, que estão espalhadas por todo o Brasil, entraram em contato com as instituições para trazer até nós as informações necessárias para que a ação aconteça. Em breve, nosso suco estará disponível para muitos idosos, dando sabor a este momento de incertezas. 

Enquanto isso, fique em casa, e aproveite para abraçar quem está pertinho de você nessa quarentena.

A Suco Prat´s está focada em colaborar na prevenção e no combate ao COVID – 19.