#juntospelasaude
#juntospelasaude

Novembro azul

Data Criação: sexta, 27 de novembro de 2020 às 11:07    

Durante todo o mês de novembro, todos os órgãos de saúde falaram sobre a importância da conscientização e prevenção das doenças masculinas, especialmente o câncer de próstata, que diariamente leva a morte 42 homens no Brasil. O Ministério da Saúde criou a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, pensada para promover ações de saúde e contribuir com a prevenção de doenças e na garantia dos direitos da população masculina. 

O movimento Novembro Azul tem o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças, hoje, aproximadamente 3 milhões de homens vivem com a doença, e segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, cerca de 15 mil mortes acontecem no Brasil por ano, devido ao câncer de próstata. 

O diagnóstico precoce, é a única forma de garantir a cura do câncer de próstata. Segundo o Ministério da Saúde, mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA.

Conversar com um urologista sobre o tema, tirar dúvidas e quebrar preconceitos.

A detecção e o tratamento precoces podem salvar vidas!

Cuidar da saúde também é coisa de homem!